Sistema de Administração de Eventos Científicos, ENPEX 2023

Tamanho da fonte: 
JOGOS SOBRE A CULTURA OCE NICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Tamily Roedel, MAIARA DA SILVA SBARDELATTI, ROSIANE DE SYLLOS HUTIEL CHIQUELEIRO

Última alteração: 2023-07-19

Resumo


Os jogos didáticos na área de ciências, são ferramentas que tem como finalidade auxiliar o professor na sua prática docente, possibilitando uma aprendizagem mais eficaz e dinâmica. Para que o aluno aprenda com os jogos é necessário a intervenção e mediação do professor neste processo. O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância dos jogos sobre a cultura oceânica como estratégias de ensino de Ciências da Natureza. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa, método exploratório, e tipo bibliográfico. Para isso, foram consultadas pesquisas em artigos científicos. Os jogos foram produzidos nas aulas de Ciências da Natureza, durante o 4º semestre do curso de Pedagogia em 2023-1. As crianças participam  dos jogos com entusiasmo, sendo desafiadas em várias situações. Nessa fase, o desafio é de extrema importância, uma vez que os incentiva a participar e, automaticamente, a desenvolver suas habilidades cognitivas e pedagógicas, possibilitando uma aprendizagem do assunto de forma mais rápida. O primeiro jogo é um jogo de regras voltado ao ensino de Ciências com assuntos envolvendo animais, fundo do mar, classificação de animais, reciclagem, ressaltando os princípios da cultura oceânica. O segundo jogo é um jogo de memória envolvendo os conteúdos de memorização sobre os impactos aos animais marinhos. O uso de jogos é explorado como um mundo diferenciado, onde a aprendizagem acontece através do lúdico, da brincadeira de infância. Resgata os valores humanos, uma vez que os jogos são explorados em dupla ou grupo.



Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.