Sistema de Administração de Eventos Científicos, ENPEX 2023

Tamanho da fonte: 
REBRANDING DE MARCA: SORVETERIA DA LUIZA
Bianca Beuting, Marieli Freitas, Gabriely Bertolin

Última alteração: 2023-07-19

Resumo


O rebranding de marca (nome dado às ações estratégicas que buscam reposicionar uma marca no mercado e na percepção do consumidor), desempenha um papel fundamental no sucesso das estratégias de publicidade. Essa estratégia foi feita com a Sorveteria da Luiza, um case apresentado em sala de aula que permitiu observar o cenário atual da empresa citada e desenvolver uma nova identidade visual para a marca, levando em consideração suas forças e fraquezas, concorrentes, público-alvo e persona.

Visto isso, o tema do rebranding de marca é de extrema importância para a área de publicidade, uma vez que permite que as empresas se adaptem às demandas do mercado, alcancem públicos-alvo específicos e estabeleçam uma vantagem competitiva duradoura.

O objetivo principal deste estudo se concentra na importância de readaptar o nome da marca, neste caso, a Sorveteria da Luiza, e reorientar suas mensagens e valores para atender às necessidades e expectativas de um novo consumidor específico que a empresa deseja atingir, focado no consumidor final (B2C).

Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração deste trabalho contaram com a pesquisa exploratória, utilizando o estudo de caso.

Primeiramente, foi realizado a análise SWOT da marca analisada. Logo após, foi realizada uma análise de concorrentes diretos e inspiracionais. Por fim, foram estabelecidos um novo nome e uma nova identidade visual para a marca, bem como uma definição mais precisa de qual seria o seu público-alvo e sua persona.

O trabalho realizado consistiu em uma análise SWOT da marca de sorvetes em questão. Os pontos fortes identificados incluem a proximidade com os clientes, a pureza e qualidade do sorvete e dos ingredientes, bem como o acompanhamento personalizado de cliente a cliente. Por outro lado, os pontos fracos destacados são a marca nova no mercado, a falta de um branding destacado e a falta de clareza sobre o foco no cliente final ou em mercados específicos.

Em seguida, foram analisadas marcas inspiracionais, como Nestlé, Kibon, Freddo e Bacio de Latte, para extrair ideias e referências relevantes para o desenvolvimento da marca em estudo. Além disso, foram examinados concorrentes diretos da região em que a empresa está inserida, incluindo Stella Alpina, Cream, Troppo Buono e Di Argento.

Como resultado do processo de rebranding, foi desenvolvido um novo nome para a marca: Margô Cream. Ao final, foi identificado o público-alvo da marca.

Esse trabalho proporcionou uma análise aprofundada dos pontos fortes e fracos da marca, permitindo uma compreensão mais clara do mercado e dos concorrentes. O novo nome Margô Cream e o público-alvo definido fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias de branding e comunicação direcionadas, visando atender às necessidades e desejos desse segmento específico de consumidores.

 

Palavras-chave: Rebranding. Marcas. Comunicação.

 


Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.